Por Aline Domingues Moreira (Departamento técnico I Bovinos de corte)
Em um sistema de produção de bovinos de corte a recria é a fase de maior eficiência em deposição de tecidos corporais (principalmente músculo), sendo assim, é o momento em que se pode conseguir produzir uma arroba mais barata. Em contrapartida, na fase da terminação, quando o animal se aproxima do peso à maturidade, a porcentagem de músculo depositado por quilo de ganho tende a diminuir, enquanto a proporção de gordura tende a aumentar, resultando no aumento da exigência de energia para ganho.
Crescimento dos tecidos em relação ao peso vivo I Berg & Walters citados por Taylor (1984)
No Brasil,a maior parte dos bovinos utilizados para produção de carne possuem origem zebuína. Devido ao maior peso á maturidade, animais zebuínos são tardios e demoram mais para começar a depositar gordura na carcaça quando comparados a animais de origem européia. Estes animais, mesmo apresentando peso considerado satisfatório para abate, podem apresentar gordura de cobertura ausente ou escassa.
Intensificando a questão racial, o sistema de alimentação (pasto ou confinamento) e o tempo de terminação, existe a condição sexual. A maior parte dos machos abatidos no Brasil são inteiros. A testosterona produzida pelos testículos exerce efeito anabolizante, provocando maior hipertrofia das fibras musculares, favorecendo o aumento do crescimento muscular em detrimento da deposição de gordura corporal.
Relação entre estrutura corporal e peso e composição de carcaça (a esquerda) e a influência do sexo sobre a composição da carcaça em diferentes pesos (a direita) I Adaptado de Taylor (1984)
Escassez de gordura é um indicativo de dieta de terminação com baixa densidade energética e/ou tempo de alimentação insuficiente para colocar o mínimo de gordura de cobertura necessário (3mm) para garantir os atributos qualitativos na carcaça. A gordura de cobertura protege a carcaça durante o processo de refrigeração, atuando como uma barreira física contra o processo de evaporação, diminuindo a “quebra pelo frio” e conferindo melhor apresentação visual aos cortes desossados, principalmente aqueles de maior valor agregado, os chamados cortes nobres, como exemplo, o contrafilé e a picanha.
Avaliação da espessura de gordura do contrafilé. Foto: Aline Moreira
Considerando todos esses fatores, os protocolos nutricionais na fase final devem ser estratégicos, principalmente para animais mantidos a pasto, onde o nível energético da dieta basal é baixo e limita o ganho em peso com consequente redução no ganho em gordura. Para isso, deve-se utilizar suplementação de alto consumo no pasto, ou seja, deve-se aumentar o aporte energético da dieta, a fim de explorar o máximo da eficiência produtiva do animal e a qualidade da carcaça no que se refere a acabamento.
Entenda como os programas de nutrição beneficiam os animais
Os programas nutricionais +BEEF ENGORDA são fundamentados em conceitos científicos comprovados e na segurança de nossos ingredientes tecnológicos. A linha de produtos oferece uma gama de núcleos formulados com minerais essenciais aos processos metabólicos e enriquecidos com vitaminas, aditivos alimentares e minerais orgânicos. Tecnologias que associadas, garantem um eficiente metabolismo nutricional e performance animal.
Para animais terminados a pasto, onde a densidade energética da forragem é baixa e limita o ganho em peso, a terminação intensiva a pasto (TIP), que utiliza suplementação de alto consumo, é uma excelente alternativa ao confinamento convencional, com a vantagem do baixo investimento em infraestrutura. Essa é a essência do PROGRAMA NUTRICIONAL +BEEF TIP.
Para animais terminados em confinamento convencional, o PROGRAMA NUTRICIONAL +BEEF CONFINAMENTO oferece uma gama de núcleos especialmente balanceados com minerais essenciais aos processos metabólicos e enriquecidos com vitaminas e aditivos melhoradores de desempenho.
O PROGRAMA NUTRICIONAL +BEEF TOTAL surge como uma alternativa para animais terminados em confinamento com dietas sem volumoso, onde a não necessidade de incluir volumoso na dieta, o menor custo operacional e praticidade do manejo nutricional são as vantagens dessa estratégia de terminação.
Seja no pasto ou no confinamento, em dietas menos ou mais desafiadoras, nós entregamos a solução. Consulte nosso departamento técnico e conheça os produtos e serviços.