Impacto do creep feeding de qualidade no desenvolvimento de leitões ao desmame e na saída de creche

Conheça o impacto do creep feeding de qualidade no desenvolvimento de leitões ao desmame e na saída de creche.

Boletim Técnico Suínos

Por Carolina Dias Fernandes – Nutricionista de Suínos MCassab

Com o avanço genético, as matrizes suínas estão se tornando cada vez mais hiperprolíficas, trazendo consigo um  novo  desafio:  a  nutrição dos leitões na maternidade.

Ainda que venham sendo selecionadas matrizes com maior número de tetos e maior capacidade de produção de leite, frequentemente, o número de leitões nascidos vivos é ainda maior, e é sabido que após os primeiros dias de lactação, a produção de leite das matrizes se torna insuficiente para nutrir adequadamente às necessidades da leitegada.

Nesse momento, que normalmente ocorre aproximadamente 8 dias após o nascimento, é crucial iniciar o manejo de creep feeding, que consiste no fornecimento de ração para os leitões ainda em fase de lactação.

Recomendação

É fundamental que a ração fornecida seja de excelente qualidade em diversos aspectos, a fim de promover o desenvolvimento, maturação do trato gastrointestinal e ganho de peso dos leitões. Uma ração de qualidade inferior, além de não trazer benefícios, também pode aumentar a probabilidade de ocorrência de diarreias, o que prejudica a saúde dos animais.

Nessa fase, a ração é comumente denominada pré-mater. Para ser benéfica aos leitões, é fundamental que seja produzida com matérias- primas de alta qualidade, cuidadosamente selecionadas, inspecionadas e padronizadas. Deve apresentar granulometria adequada, ser atrativa aos leitões, com odor e sabor agradável para estimular o consumo.

Além disso, os nutrientes devem ser criteriosamente balanceados para atender às exigências nutricionais dos leitões. A ração também deve incorporar tecnologias que estimulem não apenas o desenvolvimento do trato gastrointestinal, mas também do sistema imunológico dos animais. Isso contribui para um ganho de peso significativo e prepara os leitões de forma mais saudável e eficaz para a fase de creche.

Solução que atende às necessidades dos leitões

A ração Maxpig Supreme Baby, foi desenvolvida com   o   propósito   de   atender   às   necessidades de leitões de alta performance, incorporando ingredientes especiais que maximizam a absorção dos nutrientes.

Nossa fórmula inclui derivados lácteos, grãos micronizados e pré-gelatinizados, vitaminas, minerais orgânicos e uma fonte de cálcio não tamponante, que contribui para a manutenção do pH ideal no estômago. Além disso, nossa ração contém enzimas de última geração e aditivos que promovem a saúde intestinal dos leitões e auxiliam na modulação do sistema imunológico. Nossa ração contém halquinol como promotor de crescimento, mas estamos preparados para atender às necessidades específicas dos clientes em relação à produção de ração medicada.

Nosso foco está na produção de lotes homogêneos, no preparo dos leitões para o desmame, facilitando a transição para dietas secas, e na recuperação de leitões frágeis. Nossa ração pode ser fornecida seca, diretamente no cocho, ou ainda pode ser preparada como uma papinha, misturando na proporção de uma parte de ração para uma parte de água.

Uma ração de qualidade fornecida durante a maternidade promove a saúde e um alto ganho de peso nos animais, resultando em um melhor desenvolvimento. Além dos ganhos visíveis ao final da fase de lactação, incluindo um maior número de desmamados por fêmea e um melhor peso ao desmame, esse efeito se estende à fase de creche.

Os leitões adaptados ao creep feeding, apresentam maior facilidade em iniciar o consumo de ração após a transferência para a creche. Além disso, devido ao seu trato gastrointestinal já estar melhor adaptado à dieta seca ou à papinha, os leitões conseguem absorver os nutrientes da ração com maior eficiência, o que os torna mais resistentes aos desafios pós-desmame e   resulta em um melhor peso na saída de creche.

A importância do creep feedind de alta qualidade pode ser demonstrada por meio dos resultados de um teste realizado com a nossa ração Maxpig Supreme Baby em uma granja comercial no Distrito Federal em 2023. A avaliação envolveu 1.250 leitões, divididos em dois grupos de tratamento:

GRUPO 1 – Receberam a ração Maxpig Supreme Baby na maternidade e nos primeiros quatro dias após o desmame.

GRUPO 2 – Receberam uma ração concorrente na maternidade e nos primeiros quatro dias após o desmame.

Durante o período dos 5 dias pós-desmame aos 70 dias de idade, todos os animais receberam a mesma nutrição. Agora observe os resultados que alcançamos em termos de desempenho dos animais:

 

 

 

Resultados

O desempenho e a saúde dos suínos apresentam um efeito residual de uma fase para a seguinte, o que   significa   que   um   melhor   desempenho dos leitões na maternidade resulta em um desemprenho superior durante a fase de creche, e da mesma forma, influencia positivamente o desempenho desses animais no crescimento e na fase de terminação.

Na avaliação que conduzimos, observamos que o peso ajustado aos 70 dias de idade é 1,246 kg maior nos leitões que comeram a Ração Maxpig Supreme Baby. Essa diferença de peso é particularmente muito significativa, pois, em média, cada kg de peso vivo na saída de creche, pode representar um redução de até 5 dias no tempo necessário para atingir o peso de abate, proporcionando uma economia substancial na produção.

Para obter mais informações e discutir como podemos ajudar a melhorar os resultados zootécnicos em sua granja, entre em contato com a equipe da MCassab. Temos nutricionistas à sua disposição. Nosso compromisso é trabalhar focados na busca pela maior lucratividade para os produtores de suínos.

Mais postagens

QUALIPAC S - Salinomicina (Sódica) 13,2%

Indicação de uso

QUALIPAC S é uma associação de duas drogas sinérgicas, indicado como auxiliar no controle da coccidiose em frangos de corte, causada por Eimeria tenella, E. acervulina, E. máxima.

A cada 100g contém 13,20g de Salinomicina (na forma sódica).

Modo de uso

Espécie: Frangos de Corte

Usar de 500 a 550g do produto por tonelada de ração.
PPM: 40 a 44 ppm de ácido 3-nitro 66 a 72,6 ppm de Salinomicina

Período de Carência

5 dias antes do abate dos animais destinados ao consumo humano.

Validade

Do produto: 24 meses (2 anos) após a data de fabricação do produto.
Após abertura da embalagem: Utilizar em até 16 dias.
Após mistura na ração: Utilizar em até 16 dias.

Restrição de Uso

Não administrar a aves de postura e frangos acima de 6 semanas de idade. Não permitir o acesso à ração contendo Salinomicina a equídeos, ruminantes, perus, hamsters e cães.

BAZAPC 15% - Bacitracina de Zinco

Indicação de uso

Indicado como melhorador de desempenho e terapêutico para o tratamento da Clostridiose, causado por Clostridium perfringens em Suínos e Aves.

A cada 100g contém 15g de Bacitracina de Zinco.

Modo de uso

Melhorador de Desempenho: Suínos, Frangos de Corte, Frangas de Reposição e Poedeiras e Pintainhas.

Uso: Contínuo.
Dosagem (g/t de ração): 366,66 a 1.000.

Terapêutico: 

Suínos: uso de 7 a 21 dias consecutivos. Dosagem (mg /kg/ PV): 4,06 a 20,31.
Frangos de Corte: uso de 7 a 21 dias consecutivos. Dosagem (mg /kg/ PV): 13,80 a 60,71.
Frangas de Reposição e Poedeiras: uso durante 7 dias consecutivos. Dosagem (mg /kg/ PV): 10,04 a 30,18.

Período de Carência

Não há.

Validade

24 meses (2 anos) após a data de fabricação do produto.

HALQUIPAC - Halquinol 60%

Indicação de uso

É indicado para Suínos como Melhorador de desempenho ou Terapêutico (contra Escherichia coli) e para Poedeiras (Fase de Cria) como Melhorador de desempenho.

Modo de uso

Espécie: Galinhas Poedeiras e Suínos

SUÍNOS
– Melhorador de desempenho: 60 PPM (100 g de produto/ tonelada de ração) à 120 PPM (200 g de produto/ tonelada de ração), durante 120 dias consecutivos.
– Terapêutico (contra Escherichia coli): 8,00 mg do ativo/ kg peso vivo (equivalente a 13,33 mg do produto/ kg de peso vivo) à 12,00 mg do ativo/ kg peso vivo (equivalente a 20,00 mg do produto/ kg de peso vivo), de 7 até 21 dias consecutivos.
POEDEIRAS (Fase de Cria):
Melhorador de desempenho: 30 PPM (50 gramas de produto/ tonelada de ração) à 60 PPM (100 gramas de produto/ tonelada de ração), durante 63 dias consecutivos.

Período de Carência

Atenção: obedecer aos seguintes períodos de carência
Suínos:
Melhorador de desempenho: o produto não requer período de carência para o abate dos suínos tratados.
Terapêutico: o abate dos animais tratados somente deve ser realizado 2 (dois) dias após a última administração.
Ovos: este produto não deve ser administrado a galinhas produtoras de ovos para o consumo humano.

Validade

Do produto: 24 meses (2 anos) após a data de fabricação do produto
Do produto após misturado à ração: Suínos: Utilizar o produto em até 80 dias.
Poedeiras (Fase de Cria): Utilizar o produto em até 80 dias.

BMPAC 110 - Bacitracina Metileno Dissalicilato

Indicação de uso

Indicado para Suínos e Aves (Frangos de Corte e Poedeiras), como melhorador de desempenho.

Modo de uso

Espécie: Frangos de corte, Galinhas Poedeiras e Suínos

Usar de 500 a 1000 g do produto por tonelada de ração. 

Estabilidade do Produto

Após abertura da embalagem, recomenda-se que o produto BMPAC 110 seja utilizado em até 60 dias.
Suínos: Após misturado à ração, utilizar o produto em até 20 dias.
Frangos de corte: Após misturado à ração, utilizar o produto em até 15 dias.
Poedeiras: Após misturado à ração, utilizar o produto em até 20 dias.

Validade

Do produto: 24 meses (2 anos) após a data de fabricação do produto.

TILOSIN ST - Tilosina (Fosfato) 10%

Indicação de uso

TILOSIN ST é indicado para suínos no controle das pneumonias, causadas por Pasteurella multocida e/ou Actinomyces pyogenes, no tratamento auxiliar para reduzir a incidência e a severidade da rinite atrófica causada por Bordetella bronchiseptica, na prevenção da enterite bacteriana (salmonelose) causada por Salmonella spp, ou da enterite necrótica causada por Salmonella choleraesuis, no controle da linfadenite causada por Streptococcus grupo E.

Modo de uso

Espécie: Suínos

Usar 1kg do produto por tonelada de ração que equivale a 100g de Tilosina, 100g de Sulfamidina e 20g de Trimetoprima por tonelada de ração. O tratamento deverá ser acrescido de, no mínimo, 48 horas após o desaparecimento dos sintomas.

Período de Carência

15 dias antes do abate dos animais destinados ao consumo humano.

Validade

Do produto: 24 meses (2 anos) após a data de fabricação do produto.

TIAMUPAC 400 - Tiamulina (Fumarato) 40%

Indicação de uso

Aves: TIAMUPAC 400 é indicado para o tratamento de problemas causados por Haemophilus spp, Pasteurella multocida, Pasteurella spp.

Suínos: TIAMUPAC 400 é indicado para o tratamento de problemas causados por Pasteurella spp.

Modo de uso

Espécie: Frangos de Corte e Suínos

Usar 10mg do princípio ativo por kg de peso vivo, que equivale a 500g do produto por tonelada de ração.

Período de tratamento: 10 dias consecutivos. O tratamento deve ser mantido por um período mínimo de 48 horas após a resolução do quadro clínico. 

Período de Carência

Aves: 0 (zero) dias.
Suínos: 4 dias antes do abate dos animais destinados ao consumo humano.

Validade

Do produto: 24 meses (2 anos) após a data de fabricação do produto.

Contra-indicações

Não fornecer TIAMUPAC 400 a animais que estejam se alimentando de ração contendo substâncias ionóforas como Monensina, Narasina e Salinomicina.

AUROPAC ST - Clortetraciclina (HCI) 10%

Indicação de uso

Para frangos de corte no tratamento das infecções causadas por: Mycoplasma gallysepticum, Mycoplasma synoviae. Avibacterium Paragallinarum, Pasteurella mutocida, Pasteurella aeruginosa, Escherichia coli, Salmonella enteritidis, Salmonella Heidelberg, Salmonella gallinarum, Salmonella pullorum, Salmonella typhimurium. Para suínos no tratamento das infecções causadas por: Pasteurella mutocida, Clostridium perfringens, Salmonella typhimurium, Mycoplasma hyopneumoniae, Salmonela choleraesuis, Haemophilus parasuis, Staphylococcus hyicus, Streptococcus suis, Trueperella pyogenes.

Modo de uso

Espécie: Aves e Suínos

Usar de 2 kg a 4 kg do produto por tonelada de ração de 5 a 7 dias consecutivos 

Período de Carência

13 dias antes do abate dos animais destinados ao consumo humano. 

Validade

Do produto: 24 meses (2 anos) após a data de fabricação do produto.

Contra-indicações

O produto é contraindicado em casos de insuficiência renal grave ou de hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Não deve ser aplicado em aves produtoras de ovos para o consumo humano.

AUROPAC MC - Clortetraciclina (HCI) 15%

Indicação de uso

Aves e Suínos: controle das infecções causadas por microrganismos sensíveis à clortetraciclina, infecções respiratórias (aves),  gastrointestinais (aves), infecções entero-hepáticas (suínos) e pneumo-entéricas.

Modo de uso

Espécie: Aves e Suínos

Usar 15 mg/kg de peso vivo, que equivale a 1,5kg do produto por tonelada de ração por 5 dias consecutivos 

Período de Carência

10 dias antes do abate dos animais destinados ao consumo humano. 

Validade

Do produto: 24 meses (2 anos) após a data de fabricação do produto.

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Para mais informações acesse a nossa política de privacidade.