Soluções Eletrolíticas para melhorar o status metabólico das vacas durante o período de transição

status metabólico das vacas

Período de transição requer atenção redobrada

Considerado fundamental para o ciclo produtivo, o período de transição de vacas leiteiras é a fase mais importante e crítica, pois compreende as três semanas antes e após o parto, momento em que ocorrem diversas mudanças no metabolismo, além do aumento da demanda por nutrientes para a produção de colostro e leite.

Nessa fase, as vacas passam por adaptações homeoréticas, incluindo a mobilização de reservas corporais, que preparam os animais para a lactogênese. Por isso, estratégias nutricionais devem ser implementadas com objetivo de auxiliar as desordens metabólicas, já que perdem líquidos e eletrólitos no momento do parto.

“Restabelecer o equilíbrio nutricional é fundamental para o sucesso do ciclo produtivo”, explica o médico veterinário e coordenador Técnico de Bovinos de Leite da M. Cassab Nutrição e Saúde Animal, Rafael Barletta.

Segundo ele, a ocorrência de doenças como a hipocalcemia e cetose estão relacionadas com o periparto. “Esse cenário exige que o produtor adote medidas imediatas para repor os minerais e nutrientes perdidos durante o parto, além de implementar estratégias nutricionais para cada uma das fases do período de transição”, observa o especialista.

Prevenção e uso de soluções eletrolíticas

Para tentar amenizar esses problemas, é comum os produtores adotarem o uso de soluções minerais/eletrolíticas, como os chamados drench, produtos que auxiliam, com rapidez, o aumento dos níveis de glicose e cálcio no sangue, além de repor minerais importantes perdidos durante o parto.

“O produto é solúvel em água e altamente palatável para o animal. Por conta disso, o consumo é voluntário, dispensando o uso de sondas que geram desconforto e estresse aos animais, dificultando ainda mais o manejo”, destaca Barletta.

O especialista acrescenta que os drenchs estimulam o consumo de matéria seca, o que reflete na diminuição na incidência de doenças relacionadas ao metabolismo energético com respostas positivas na produção de leite.

Por fim, ele lembra que é importante que o produtor tenha em mente o quão crítico é o período de transição para as vacas e também a importância de oferecer mais que eletrólitos. “É preciso proporcionar uma fonte de energia e cálcio, bem como auxiliar na redução do estresse e dor relacionados ao parto, garantindo uma recuperação mais rápida no pós-parto”, finaliza Barletta. 

Conheça a MCassab

O Grupo MCassab é uma organização familiar nacional, de 94 anos, com administração profissional, que distribui ao mercado brasileiro e latino-americano mais de 3.000 diferentes produtos e tem faturamento anual de R$ 2,9 bilhões (dados de 2022). 

O grupo possui seis grandes áreas de atuação. O negócio de Nutrição e Saúde Animal é um dos maiores do Brasil, atuando com especialidades e ingredientes para avicultura, suinocultura, pecuária de corte e leite, aquacultura e petfood. A Fider Pescados, que se dedica à criação e ao desenvolvimento de produtos a partir da tilápia, é um dos cinco maiores empreendimentos de piscicultura do Brasil e exporta para sete países, inclusive os Estados Unidos. 

O negócio de Distribuição atende à área industrial com o fornecimento de matérias-primas para cosméticos, limpeza doméstica e institucional, farmacêutica, veterinária, química e agrícola. A NUTROR oferece pré-misturas customizadas ao mercado de alimentos, bebidas, suplementos e nutrição clínica. Devido à larga experiência do grupo com importação e exportação, o abastecimento das Lojas LEGO® acontece pelo negócio de Consumo, que também está presente na casa dos brasileiros com utensílios para cozinha, mesa e bar por meio das Lojas Spicy. 

O Grupo MCassab também tem um braço imobiliário, o negócio de Investimentos Imobiliários (Vitachemie), que conta com armazéns e prédios de escritórios para locação. Ciente do seu compromisso com as pessoas, o meio ambiente e a governança corporativa, a MCassab publicou o seu Relatório de Sustentabilidade 2021, cuja íntegra é acessível pelo link: https://bit.ly/3iIbESu. Mais informações: www.mcassab.com.br.

 

Mais postagens

SALIPAC 12% - Salinomicina

Indicação de uso

Indicado para a prevenção da coccidiose em frangos de corte, causada por Eimeria acervulina, Eimeria máxima e Eimeria tenela.

A cada 100g contém 12g de Salinomicina (na forma sódica).

Modo de uso

Espécie: Frangos de corte

Para fornecer uma dose de 55 mg/kg de peso vivo de SALIPAC 12%, adicione 458,33 g do produto por tonelada de ração. E para fornecer uma dose de 103,75 mg/kg de peso vivo de SALIPAC 12%, adicione 865,62 g do produto por tonelada de ração.

Período de Carência

Não requer período de retirada.

Validade

Do produto: 24 meses (2 anos) após a data de fabricação do produto.
Após aberta a embalagem primária, o produto deve ser utilizado em 60 dias.

Restrições de Uso

Não administrar a aves de postura e frangos de corte acima de 6 semanas de idade. Não permitir o acesso à ração contendo Salinomicina a equídeos, ruminantes, perus, hamsters e cães.

Contra-indicações

Esse produto contém ionóforo, a sua utilização simultânea com certas substâncias pode ser contraindicada. A Salinomicina é incompatível com a tiamulina e oleandomicina. A permetrina, antibióticos macrolídeos e Neomicina podem diminuir o metabolismo dos ionóforo, aumentando possíveis efeitos tóxicos

NICARPAC MC - Nicarbazina

Indicação de uso

NICARPAC® MC é um anticoccidiano indicado para para frangos de corte como auxiliar na prevenção contra coccidiose causada por E. acervulina, E. maxima e E. tenella.

A cada 100g contém 25g de Nicarbazina.

Modo de uso

Espécie: Frangos de corte

Usar de 500g do produto por tonelada de ração.
PPM(ativo): 125 ppm de Nicarbazina.

Período de Carência

12 dias antes do abate dos animais destinados ao consumo humano.

Validade

Do produto: 36 meses (3 anos) após a data de fabricação do produto.
Após mistura na ração: 12 dias após a mistura de Nicarpac na ração.

Restrições de Uso

Não tratar poedeiras produzindo ovos para consumo humano ou em reprodutoras.

QUALIPAC M - Monenzina (Sódica) 22%

Indicação de uso

QUALIPAC M é uma associação de duas drogas sinérgicas, indicado como auxiliar no controle da coccidiose em frangos de corte, causada por E. acervulina, E. maxima e E. tenella.

A cada 100g contém 22g de Monensina (na forma sódica).

Modo de uso

Espécie: Frangos de corte

Usar de 500 a 550g do produto por tonelada de ração.
PPM: 110 a 121 ppm de Monensina. Uso contínuo.

Período de Carência

5 dias antes do abate dos animais destinados ao consumo humano.

Validade

Do produto: 24 meses (2 anos) após a data de fabricação do produto.
Após abertura da embalagem: Utilizar em até 16 dias.
Após mistura na ração: Utilizar em até 16 dias.

Contra-indicações

Este produto contém ionóforo. A utilização simultâneaa com outras substâncias medicamentosas pode ser contraindicado. Produtos contendo monensina apresentam incompatibilidade com tiamulina e oleandomicina.

– Não administrar a aves de postura e frangos com mais de 6 semanas de idade.
– Não permitir que cavalos ou outros equídeos tenham acesso à rações contendo Monensina.

MONENPAC 400 - Monenzina (Sódica) 40%

Indicação de uso

MONENPAC MC 400 é um produto para uso exclusivo de fabricantes de rações de frangos de corte, frangas de reposição e perus em crescimento, indicado como auxiliar na prevenção da coccidiose aviária, causada por Eimeria tenella, E. necatrix, E. acervulina, E. maxima, E. brunetti e E.  ivati.

Modo de uso

Espécie: Aves de corte e frangas de reposição 

Usar de 250 a 300g do produto por tonelada de ração.
PPM: 100 a 120.

Espécie: Perus em crescimento

Usar de 150 a 250g do produto por tonelada de ração.
PPM: 60 a 100

Período de Carência

3 dias antes do abate dos animais destinados ao consumo humano.

Validade

Do produto: 24 meses (2 anos) após a data de fabricação do produto.

Contra-indicações

Este produto contém ionóforos. Não permitir que cavalos ou outros eqüinos tenham acesso a rações contendo Monensina. A ingestão pode ser fatal. A monensina é incompatível com a tiamulina e a troleandomicina.

QUALIPAC S - Salinomicina (Sódica) 13,2%

Indicação de uso

QUALIPAC S é uma associação de duas drogas sinérgicas, indicado como auxiliar no controle da coccidiose em frangos de corte, causada por Eimeria tenella, E. acervulina, E. máxima.

A cada 100g contém 13,20g de Salinomicina (na forma sódica).

Modo de uso

Espécie: Frangos de Corte

Usar de 500 a 550g do produto por tonelada de ração.
PPM: 40 a 44 ppm de ácido 3-nitro 66 a 72,6 ppm de Salinomicina

Período de Carência

5 dias antes do abate dos animais destinados ao consumo humano.

Validade

Do produto: 24 meses (2 anos) após a data de fabricação do produto.
Após abertura da embalagem: Utilizar em até 16 dias.
Após mistura na ração: Utilizar em até 16 dias.

Restrição de Uso

Não administrar a aves de postura e frangos acima de 6 semanas de idade. Não permitir o acesso à ração contendo Salinomicina a equídeos, ruminantes, perus, hamsters e cães.

BAZAPC 15% - Bacitracina de Zinco

Indicação de uso

Indicado como melhorador de desempenho e terapêutico para o tratamento da Clostridiose, causado por Clostridium perfringens em Suínos e Aves.

A cada 100g contém 15g de Bacitracina de Zinco.

Modo de uso

Melhorador de Desempenho: Suínos, Frangos de Corte, Frangas de Reposição e Poedeiras e Pintainhas.

Uso: Contínuo.
Dosagem (g/t de ração): 366,66 a 1.000.

Terapêutico: 

Suínos: uso de 7 a 21 dias consecutivos. Dosagem (mg /kg/ PV): 4,06 a 20,31.
Frangos de Corte: uso de 7 a 21 dias consecutivos. Dosagem (mg /kg/ PV): 13,80 a 60,71.
Frangas de Reposição e Poedeiras: uso durante 7 dias consecutivos. Dosagem (mg /kg/ PV): 10,04 a 30,18.

Período de Carência

Não há.

Validade

24 meses (2 anos) após a data de fabricação do produto.

HALQUIPAC - Halquinol 60%

Indicação de uso

É indicado para Suínos como Melhorador de desempenho ou Terapêutico (contra Escherichia coli) e para Poedeiras (Fase de Cria) como Melhorador de desempenho.

Modo de uso

Espécie: Galinhas Poedeiras e Suínos

SUÍNOS
– Melhorador de desempenho: 60 PPM (100 g de produto/ tonelada de ração) à 120 PPM (200 g de produto/ tonelada de ração), durante 120 dias consecutivos.
– Terapêutico (contra Escherichia coli): 8,00 mg do ativo/ kg peso vivo (equivalente a 13,33 mg do produto/ kg de peso vivo) à 12,00 mg do ativo/ kg peso vivo (equivalente a 20,00 mg do produto/ kg de peso vivo), de 7 até 21 dias consecutivos.
POEDEIRAS (Fase de Cria):
Melhorador de desempenho: 30 PPM (50 gramas de produto/ tonelada de ração) à 60 PPM (100 gramas de produto/ tonelada de ração), durante 63 dias consecutivos.

Período de Carência

Atenção: obedecer aos seguintes períodos de carência
Suínos:
Melhorador de desempenho: o produto não requer período de carência para o abate dos suínos tratados.
Terapêutico: o abate dos animais tratados somente deve ser realizado 2 (dois) dias após a última administração.
Ovos: este produto não deve ser administrado a galinhas produtoras de ovos para o consumo humano.

Validade

Do produto: 24 meses (2 anos) após a data de fabricação do produto
Do produto após misturado à ração: Suínos: Utilizar o produto em até 80 dias.
Poedeiras (Fase de Cria): Utilizar o produto em até 80 dias.

BMPAC 110 - Bacitracina Metileno Dissalicilato

Indicação de uso

Indicado para Suínos e Aves (Frangos de Corte e Poedeiras), como melhorador de desempenho.

Modo de uso

Espécie: Frangos de corte, Galinhas Poedeiras e Suínos

Usar de 500 a 1000 g do produto por tonelada de ração. 

Estabilidade do Produto

Após abertura da embalagem, recomenda-se que o produto BMPAC 110 seja utilizado em até 60 dias.
Suínos: Após misturado à ração, utilizar o produto em até 20 dias.
Frangos de corte: Após misturado à ração, utilizar o produto em até 15 dias.
Poedeiras: Após misturado à ração, utilizar o produto em até 20 dias.

Validade

Do produto: 24 meses (2 anos) após a data de fabricação do produto.

TILOSIN ST - Tilosina (Fosfato) 10%

Indicação de uso

TILOSIN ST é indicado para suínos no controle das pneumonias, causadas por Pasteurella multocida e/ou Actinomyces pyogenes, no tratamento auxiliar para reduzir a incidência e a severidade da rinite atrófica causada por Bordetella bronchiseptica, na prevenção da enterite bacteriana (salmonelose) causada por Salmonella spp, ou da enterite necrótica causada por Salmonella choleraesuis, no controle da linfadenite causada por Streptococcus grupo E.

Modo de uso

Espécie: Suínos

Usar 1kg do produto por tonelada de ração que equivale a 100g de Tilosina, 100g de Sulfamidina e 20g de Trimetoprima por tonelada de ração. O tratamento deverá ser acrescido de, no mínimo, 48 horas após o desaparecimento dos sintomas.

Período de Carência

15 dias antes do abate dos animais destinados ao consumo humano.

Validade

Do produto: 24 meses (2 anos) após a data de fabricação do produto.

TIAMUPAC 400 - Tiamulina (Fumarato) 40%

Indicação de uso

Aves: TIAMUPAC 400 é indicado para o tratamento de problemas causados por Haemophilus spp, Pasteurella multocida, Pasteurella spp.

Suínos: TIAMUPAC 400 é indicado para o tratamento de problemas causados por Pasteurella spp.

Modo de uso

Espécie: Frangos de Corte e Suínos

Usar 10mg do princípio ativo por kg de peso vivo, que equivale a 500g do produto por tonelada de ração.

Período de tratamento: 10 dias consecutivos. O tratamento deve ser mantido por um período mínimo de 48 horas após a resolução do quadro clínico. 

Período de Carência

Aves: 0 (zero) dias.
Suínos: 4 dias antes do abate dos animais destinados ao consumo humano.

Validade

Do produto: 24 meses (2 anos) após a data de fabricação do produto.

Contra-indicações

Não fornecer TIAMUPAC 400 a animais que estejam se alimentando de ração contendo substâncias ionóforas como Monensina, Narasina e Salinomicina.

AUROPAC ST - Clortetraciclina (HCI) 10%

Indicação de uso

Para frangos de corte no tratamento das infecções causadas por: Mycoplasma gallysepticum, Mycoplasma synoviae. Avibacterium Paragallinarum, Pasteurella mutocida, Pasteurella aeruginosa, Escherichia coli, Salmonella enteritidis, Salmonella Heidelberg, Salmonella gallinarum, Salmonella pullorum, Salmonella typhimurium. Para suínos no tratamento das infecções causadas por: Pasteurella mutocida, Clostridium perfringens, Salmonella typhimurium, Mycoplasma hyopneumoniae, Salmonela choleraesuis, Haemophilus parasuis, Staphylococcus hyicus, Streptococcus suis, Trueperella pyogenes.

Modo de uso

Espécie: Aves e Suínos

Usar de 2 kg a 4 kg do produto por tonelada de ração de 5 a 7 dias consecutivos 

Período de Carência

13 dias antes do abate dos animais destinados ao consumo humano. 

Validade

Do produto: 24 meses (2 anos) após a data de fabricação do produto.

Contra-indicações

O produto é contraindicado em casos de insuficiência renal grave ou de hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Não deve ser aplicado em aves produtoras de ovos para o consumo humano.

AUROPAC MC - Clortetraciclina (HCI) 15%

Indicação de uso

Aves e Suínos: controle das infecções causadas por microrganismos sensíveis à clortetraciclina, infecções respiratórias (aves),  gastrointestinais (aves), infecções entero-hepáticas (suínos) e pneumo-entéricas.

Modo de uso

Espécie: Aves e Suínos

Usar 15 mg/kg de peso vivo, que equivale a 1,5kg do produto por tonelada de ração por 5 dias consecutivos 

Período de Carência

10 dias antes do abate dos animais destinados ao consumo humano. 

Validade

Do produto: 24 meses (2 anos) após a data de fabricação do produto.

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Para mais informações acesse a nossa política de privacidade.