Soluções Eletrolíticas para melhorar o status metabólico das vacas durante o período de transição

Período de transição requer atenção redobrada

Considerado fundamental para o ciclo produtivo, o período de transição de vacas leiteiras é a fase mais importante e crítica, pois compreende as três semanas antes e após o parto, momento em que ocorrem diversas mudanças no metabolismo, além do aumento da demanda por nutrientes para a produção de colostro e leite.

Nessa fase, as vacas passam por adaptações homeoréticas, incluindo a mobilização de reservas corporais, que preparam os animais para a lactogênese. Por isso, estratégias nutricionais devem ser implementadas com objetivo de auxiliar as desordens metabólicas, já que perdem líquidos e eletrólitos no momento do parto.

“Restabelecer o equilíbrio nutricional é fundamental para o sucesso do ciclo produtivo”, explica o médico veterinário e coordenador Técnico de Bovinos de Leite da M. Cassab Nutrição e Saúde Animal, Rafael Barletta.

Segundo ele, a ocorrência de doenças como a hipocalcemia e cetose estão relacionadas com o periparto. “Esse cenário exige que o produtor adote medidas imediatas para repor os minerais e nutrientes perdidos durante o parto, além de implementar estratégias nutricionais para cada uma das fases do período de transição”, observa o especialista.

Prevenção e uso de soluções eletrolíticas

Para tentar amenizar esses problemas, é comum os produtores adotarem o uso de soluções minerais/eletrolíticas, como os chamados drench, produtos que auxiliam, com rapidez, o aumento dos níveis de glicose e cálcio no sangue, além de repor minerais importantes perdidos durante o parto.

“O produto é solúvel em água e altamente palatável para o animal. Por conta disso, o consumo é voluntário, dispensando o uso de sondas que geram desconforto e estresse aos animais, dificultando ainda mais o manejo”, destaca Barletta.

O especialista acrescenta que os drenchs estimulam o consumo de matéria seca, o que reflete na diminuição na incidência de doenças relacionadas ao metabolismo energético com respostas positivas na produção de leite.

Por fim, ele lembra que é importante que o produtor tenha em mente o quão crítico é o período de transição para as vacas e também a importância de oferecer mais que eletrólitos. “É preciso proporcionar uma fonte de energia e cálcio, bem como auxiliar na redução do estresse e dor relacionados ao parto, garantindo uma recuperação mais rápida no pós-parto”, finaliza Barletta. 

Conheça a MCassab

O Grupo MCassab é uma organização familiar nacional, de 94 anos, com administração profissional, que distribui ao mercado brasileiro e latino-americano mais de 3.000 diferentes produtos e tem faturamento anual de R$ 2,9 bilhões (dados de 2022). 

O grupo possui seis grandes áreas de atuação. O negócio de Nutrição e Saúde Animal é um dos maiores do Brasil, atuando com especialidades e ingredientes para avicultura, suinocultura, pecuária de corte e leite, aquacultura e petfood. A Fider Pescados, que se dedica à criação e ao desenvolvimento de produtos a partir da tilápia, é um dos cinco maiores empreendimentos de piscicultura do Brasil e exporta para sete países, inclusive os Estados Unidos. 

O negócio de Distribuição atende à área industrial com o fornecimento de matérias-primas para cosméticos, limpeza doméstica e institucional, farmacêutica, veterinária, química e agrícola. A NUTROR oferece pré-misturas customizadas ao mercado de alimentos, bebidas, suplementos e nutrição clínica. Devido à larga experiência do grupo com importação e exportação, o abastecimento das Lojas LEGO® acontece pelo negócio de Consumo, que também está presente na casa dos brasileiros com utensílios para cozinha, mesa e bar por meio das Lojas Spicy. 

O Grupo MCassab também tem um braço imobiliário, o negócio de Investimentos Imobiliários (Vitachemie), que conta com armazéns e prédios de escritórios para locação. Ciente do seu compromisso com as pessoas, o meio ambiente e a governança corporativa, a MCassab publicou o seu Relatório de Sustentabilidade 2021, cuja íntegra é acessível pelo link: https://bit.ly/3iIbESu. Mais informações: www.mcassab.com.br.

 

Campartilhe

Mais postagens